Aspectos Geográficos

Dados e Fatos Sobre o Município de Lima Duarte

Aspectos Geográficos

Lima Duarte é um Município do Estado de Minas Gerais e sua inserção regional é na Mesorregião da Zona da Mata, mais precisamente na divisa da Zona da Mata com o Sul de Minas, nas conclusões da Serra da Mantiqueira. No âmbito da Zona da Mata localiza-se na microrregião de Juiz de Fora.

Tem uma área de 850 km² que compreendem as Serra de Ibitipoca, Serra de Lima Duarte e Serra Negra. Situa-se em latitude de 21º 50’ 26″ Sul; longitude de 43º 47’ 46″ Oeste Gr.; Altitude de 704 metros. Apresenta as seguintes temperaturas médias: máxima: 28ºC; mínima: 10ºC; compensada: 24ºC.

Devido a sua posição geográfica, o ar é muito saudável, se deve ao clima das montanhas, denominado Tropical de Altitude. A vegetação é primitiva, tendo seu quadro inteiramente alterado, predominando os pastos plantados, capoeiras e campos. O território municipal em sua maior parte é drenada pela Bacia do Rio Paraíba do Sul. O principal curso d’água do município é o Rio do Peixe, afluente do Paraibuna. Os solos da região são predominantemente argilosos, resultantes da decomposição das Rochas Cristalinas.

São quatro os Distritos do Município de Lima Duarte: Distrito-Sede, Conceição de Ibitipoca, São José dos Lopes e São Domingos da Bocaina. São alguns dos povoados e vilas: Souza do Rio Grande, Rancharia, São Sebastião do Monte Verde, Mogol, Manejo, Orvalho, Palmital, Capoeira Grande, Capoeirão, Retiro do Meio, dentro outros.

 

Clique no mapa para ampliar